Produtos que ajudam a economizar água – confira 20 deles…


Grandes empresas preocupadas com o meio ambiente estão cada vez mais desenvolvendo produtos que ajudam a amenizar o impacto destrutivo causado na natureza, principalmente com a água, por este motivo produtos para diminuir o impacto é crescente. Confira alguns produtos…

Automática e econômica
Torneiras com sensores de presença, que ligam e desligam conforme a aproximação ou o afastamento das mãos, reduzem o consumo de água em até 77%. Por isso, surgiram primeiramente em locais com grande fluxo de pessoas, como hospitais, restaurantes e consultórios, mas nada impede seu uso em casa. No modelo Zenit DocolTronic, uma bateria de longa durabilidade garante seu funcionamento também no caso de falta de energia. Da Docol.

Descarga sob controle
Bacias sanitárias já são desenhadas para utilizarem no máximo 6 litros de água por descarga – antes, esse volume chegava a 15 litros. A válvula Duoflux tem uma opção para reduzir ainda mais essa medida: despeja 3 ou 6 litros de acordo com a opção de uso: menos água para resíduos líquidos, mais para sólidos. O produto, que integra a linha Hydra, da Deca, está disponível em duas versões: para caixas acopladas e para parede.

Só para esgoto
Uma garrafa PET demora 400 anos para ser degradada. No entanto, quando reciclado, esse tipo de polietileno dá origem ao poliéster – material leve e resistente que já encontra usos variados, de fios de costura a carpetes. Agora, ele aparece em forma de canos para esgoto. O Tubopet, fabricado pela Empresa Brasileira de Reciclagem (EBR), de Diadema, SP, passou por testes na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e está disponível nos diâmetros 40, 50, 75 e 100 mm.

Caixa de descarga econômica
O mecanismo Dual Flux, da Deca, tem controle de fluxo de água: aciona 6 litros ou 3 litros – volume suficiente para dejetos líquidos. Outra vantagem: o sistema adapta-se a qualquer bacia com caixa acoplada de seis litros.

Torneira inteligente
Econômica, ela desliga automaticamente caso permaneça funcionando por mais de um minuto. Possui dois sensores – dependendo do posicionamento das mãos, o modelo da Linha Eco libera água (sensores frontais) ou sabonete (sensores laterais). Além disso, é possível regular a distância das mãos para acionar os sensores. Da Japi. Previsão de chegada às lojas em julho de 2007.

Diferentes acionamentos para líquidos e sólidos
O acabamento de válvula de descarga Square Salvágua vem com duas teclas de acionamento. Cada uma despeja um diferente volume de água na bacia sanitária. Uma serve para o escoamento de líquidos. A outra para o escoamento de sólidos Com as teclas de acionamento parcial (para líquidos) e de acionamento total (para sólidos) a economia é de até 30% em relação ao modelo tradicional. Disponível no acabamento cromado. Da Docol.

Jeito de antiguinha, mas moderna no consumo
As válvulas de descargas que eram consideradas as vilãs do consumo de água também evoluíram. Mesmo o modelo Retrô, que resgata a elegância das linhas dos anos 1950, 1960 e 1970, apresenta um ciclo completo de aproximadamente 6 litros, diferente dos 20 litros por acionamento do modelo original de 1932. Com design exclusivo e sistema Hydra de acionamento de controle do fluxo de água, esta linha está disponível em alta pressão (para apartamentos) e em baixa pressão (para casa). Da Deca.

Só quando precisa
Um produto sob medida para quem costuma deixar o registro aberto enquanto lava as mãos. Por ter um sensor de presença, ela libera água somente enquanto detecta movimento das mãos. Feita de bronze cromado, o modelo fica bem em lavabos e banheiros. Na Shark.

Limpeza rápida ou completa
Quem escolhe a quantidade de água dispensada pela válvula é o próprio usuário. A válvula Duoflux vem com um botão que libera na descarga 3 litros de água para serviços, digamos, mais líquidos e outra para limpeza completa com a descarga de 6 litros. Da Deca.

Controle antes do registro
Mesmo que o registro da torneira esteja aberto em sua capacidade máxima, o dispositivo economizador regula a vazão. Fica instalado entre a saída de água na parede e a torneira. Este modelo é da Lorenzetti.

Impressão de mais volume
Feito de latão, o arejador de torneira mantém a vazão da água estável (7,5 litros/minuto), independentemente da pressão. Além disso, o mecanismo dá a impressão de que o volume de água que está saindo da torneira é maior – e isso ajuda bastante a economizar o precioso líquido. Da Lorenzetti.

Bacia com caixa acoplada
Está cada vez mais comum este tipo de vaso sanitário. Com a caixa acoplada, ele possibilita a instalação de hidrômetros individuais em condomínios, pode ser colocada em qualquer ponto do banheiro sem quebra-quebra e ainda tem manutenção mais fácil que os modelos com válvulas. O modelo Styllus Excelence vem com botões para liberar 3 litros ou 6 litros de água. Da Celite.

Torneira para lavatório de parede com sensor
Os sensores frontais da torneira On-Off acionam e interrompem o fluxo de água com a aproximação das mãos. Se o usuário não aproximar as mãos para cessar seu funcionamento, a peça automaticamente o faz depois de 90 segundos ligada. O mecanismo pode ser alimentado com energia elétrica ou pilhas. Da Docol.

Chuveiro anti-vandalismo
Indicados para locais com elevada circulação de pessoas, como estádios de futebol, o chuveiro PressMatic tem um tempo de abertura programado para 30 segundos. Funciona com água fria ou pré-misturada. Embutido e chumbado na parede, esta peça suporta um peso de até 200 kg e evita atos de vandalismo. Da Docol.

Água controlada
O Kit Crivo é vendido junto com o chuveiro PressMatic e controla a vazão da água (8 litros/minuto). Pode ser usado em outros modelos de chuveiro do mesmo fabricante e pode ser vendido separadamente. Da Docol.

Pode apertar o quanto quiser
Independentemente do tempo de pressão a válvula HydraEco limita o fluxo de água em 6 litros. Pioneiro em restringir a quantidade de líquido, o modelo ganhou o prêmio Governador do Estado de São Paulo de Inovações Tecnológicas. Na última edição da Feicon foi relançado com novo desenho. Da Deca

Botão duplo para caixa acopladas
Todos os modelos de bacia com caixa acoplada já saem da fábrica com um dispositivo que libera 3 litros de água. Se os dois botões forem apertados ao mesmo tempo eles descarregam 6 litros para a descarga. Segundo o fabricante, esses equipamentos são de fácil instalação e regulagem e resistem mesmo a altas pressões. Da Roca.

Mictório residencial
Proporciona consumo de até 2,5 litros de água por acionamento, se instalado com a válvula de antivandalismo. Vem com tampa. Faz parte da linha Massima, da Incepa.

Tecla especial para número dois
Está aqui uma pequena, mas valiosa, atitude em prol da economia de água. O Acabamento de Válvula de Descarga Salvágua vem com duas teclas de acionamento. Cada uma despeja um diferente volume de água na bacia sanitária. Uma serve para o escoamento do número um e a outra, do número dois. A adequação é de baixo custo e pode gerar conomia de até 30% de água em relação ao modelo tradicional. Basta substituir o acabamento anterior da Docol, sem a necessidade de trocar a válvula. Disponível em sete cores. Da Docol.

À prova de vândalos
A torneira de parede Biopress foi criada para ser instalada em locais públicos. Ela recebe reforço de travas de ancoragem, que fixam melhor o produto à parede. Seu fechamento é automático, o que reduz o consumo de água em até 70%. O volume de água liberado e o tempo de funcionamento permanecem constantes ao longo da vida útil do produto, segundo o fabricante. Da Fabrimar.

Para locais públicos
A torneira PressMatic Antivandalismo deve ser embutida e chumbada na parede de lavatórios de ambientes públicos, muitas vezes sujeitos a atos de vandalismo e depredações. Ideal para estádios de futebol, clubes, parques, praças e áreas comuns de condomínios e escolas. Por controlar a vazão de água também é uma aliada no controle do consumo do líquido. Da Docol.

Banho regulado

Até 55% de economia – isso é o que se pode conseguir com esse Registro de Regulador de Vazão para Chuveiros (RRVC). Essa peça fica entre a ducha e a instalação da parede, sem interferir no visual do conjunto. Feito de latão cromado, o dispositivo também elimina os respingos desconfortáveis de quando a pressão da água é muito forte, caso de apartamentos de andares baixos. Da Docol.

post Casa do Encanador – via agências
atendimento@casaencanador.net.br
Maringá: Av. Brasil, 1577 – 44 3227.4904
About these ads

One Response to Produtos que ajudam a economizar água – confira 20 deles…

  1. Adorei seu post, muito informativo e bom para conhecermos os novos produtos que estão no mercado, e assim fazer uma economia inteligente em nossas casas! legal mesmo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: